sábado, 26 de fevereiro de 2011

Educassão

(Olá pessoal.... as vezes fujo um pouco do tema do blog, mas com tanta coisa correndo ai pela WEB, as vezes me deparo com coisas muito interessantes que não dá prá deixar sem postar aqui, mesmo não se tratando de piada, e sim de algo muito sério, vejam só e se não gostarem, podem reclamar a vontade. Não quer dizer que eu vá dar alguma atenção para as reclamações, mas democracia é democracia..ahahhahah)

"...Alto deve ser o valor de suas idéias,
não o volume de sua voz...
O mundo ouve mais quem fala baixo,
mas pensa alto...
Enquanto Hitler gritava bastante...
Ghandi falava baixo.
Chaplin fazia cinema mudo...
Cristo não levantava a voz...
Fale baixinho...
Mostre que seu pensamento
caminha além de sua voz..."
(William Shakespeare)



A Evolução da Educação: 
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia... 

Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...

Leiam o relato de uma Professora de Matemática:  
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. 
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. 
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. 
Por que estou contando isso? 
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950: 

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. 
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970: 

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980: 

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção é R$ 80,00. 
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990: 

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção é R$ 80,00. 
Escolha a resposta certa, que indica o lucro: 
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000: 
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.  
O custo de produção é R$ 80,00. 
O lucro é de R$ 20,00. 
Está certo? 
(  )SIM (  ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009: 

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção é R$ 80,00. 
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. 
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00
7. Em 2010 vai ser assim: 

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção é R$ 80,00. 
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. 
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança. 

"Todo mundo está 'pensando' 
em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará' 
 em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Um comentário:

  1. ESSE TEXTO DEVERIA RODAR TODOS OS COLEGIOS, JORNAIS, REVISTAS E PAGINAS DA WEB, POIS, É EXATAMENTE O RETRATO QUE VEMOS ATUALMENTE.

    SEM EDUCAÇAO NAO TEREMOS PESSOAS EDUCADAS.

    KAKO

    ResponderExcluir