(Recebi esse e-mail de um amigo, que usa o nick TEKERO. Não sei se é de autoria dele, mas ele, assim escreve)
A Evolução do Ensino da Matemática no Brasil...
Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ..
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo é de R$80,00. Se você souber ler, coloque um X ao lado do R$20,00.
( ) R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$100,00
Triste é saber que algumas pessoas não entenderam este email.
(é.... assim, cada dia mais estaremos formando pessoas como a balconista que foi falada no inicio do post..... mesmo com a resposta pronta, não sabem o que fazer.....)
Muita realidade no teu poste...parabéns!
ResponderExcluirBjs
Mila Lopes
PS: Adoro matemática!
Mto legal primo, minha professora também tinha recebido este e-mail e leu pra nós na aula, isso é muito interessante mesmo!
ResponderExcluirBeijos
Magalli Kaiper